COVID-19: SANTA MARIA DE ITABIRA ENTRA EM SEXTO DIA SEM CASOS EM INVESTIGAÇÃO


Desde o dia 1º de maio, o município de Santa Maria de Itabira não apresentou nenhum novo caso suspeito de Coronavírus, além de contar com todos os casos em investigação tendo cumprido o período de isolamento e monitoramento determinado pelos normativos técnicos de saúde em vigor.
 
O município foi bastante criticado devido à liberação da abertura de certos segmentos comerciais e de serviços, apesar do rol de exigências determinado por Decreto Municipal. A flexibilização foi realizada no dia 09 de abril e completará um mês na próxima sexta-feira.
 
Para garantir que as determinações do decreto fossem cumpridas pelos empresários, o município criou uma força tarefa, composta de servidores que desenvolviam atividades coletivas com a comunidade, antes da suspensão dos programas. A equipe, formada por 30 servidores, tem realizado visitas aos pontos comerciais, distribuídos em uma escala de trabalho que cobre, inclusive, o movimento noturno e dos finais de semana. As visitas também atingem os pontos comerciais do distrito de Itauninha e comunidades rurais do município.
 
Com o trabalho em conjunto das secretarias municipais - principalmente da Secretaria de Saúde -, a frequência da equipe de fiscalização, as barreiras sanitárias de orientação do final de semana, Santa Maria de Itabira não teve um avanço geométrico no número de contaminados.
 
Na data da flexibilização, o município possuía 05 casos suspeitos, 01 caso confirmado e 9 descartados pela realização do teste rápido, num total de 16 notificações. Em boletim distribuído ontem, 26 dias após, não há casos suspeitos, os dois casos confirmados já cumpriram o período de isolamento e os descartados somam 21 pessoas (testadas negativo ou suspeitos que cumpriram o período de monitoramento e isolamento). Essa mesma contagem vem acontecendo desde o dia 1º de maio, já que não houveram novas notificações desde então, apesar do trabalho de busca ativa realizado pela Secretaria de Educação desde o início da pandemia, em março.
 
A força tarefa de fiscalização tem intensificado as orientações ao comércio, já que as comemorações do Dia das Mães acontecem no próximo final de semana, a segunda melhor data para vendas do ano.
     

teste

© Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira 2018 - Todos os direitos reservados.