SAÚDE: COMEÇA HOJE, NOVO SISTEMA DE COLETAS DE EXAMES DOS PACIENTES SUS


A partir dessa segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Itabira coloca em ação o novo sistema de exames laboratoriais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Fruto do contrato existente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Leste (Ciscel), o sistema terá o Laboratório Duarte como prestador de serviços na coleta e realização dos exames. 
As coletas serão realizadas diariamente na UBS Centro, localizada no Bairro Conselho, mediante marcação da Secretaria de Saúde e os usuários serão informados pelos ACS sobre o agendamento dos exames. Apenas exames mais específicos terão sua coleta realizada na unidade do Laboratório Duarte, sendo o paciente informado quando comunicado da marcação do exame.
A maior novidade da parceria será a coleta mensal realizada diretamente no distrito de Itauninha e nas comunidades do Tatu e Barro Preto, buscando oferecer conforto e comodidade aos moradores das localidades existentes ao redor, além dos seus moradores.
Outra vantagem proveniente do contrato será a recuperação da contribuição mensal do Governo do Estado, no valor aproximado de 8 mil reais, que havia sido suspensa no segundo semestre do ano passado, já que o município não possuía convênio com laboratório credenciado ao SUS e reconhecido pela Secretaria Estadual da Saúde.
As primeiras coletas diretamente nas comunidades já estão agendadas: Itauninha e Tatu no dia 21 de março e Barro Preto no dia 28 de março.

VANTAGENS ADICIONAIS

Além do conforto das coletas realizadas nas comunidades citadas, os usuários do SUS passarão a contar com a absoluta rigidez na obtenção das amostras, que são etiquetadas eletronicamente com códigos de barra, garantindo o sigilo e a identificação do paciente. Também será oferecido, pelo Laboratório Duarte, um lanche aos pacientes, após a coleta. 
Para a Secretaria Municipal de Saúde, além de reaver os recursos estaduais para custeio parcial dos exames, também haverá um ganho na velocidade nos resultados, melhorando o tempo de retorno dos pacientes. A secretaria passará a ter acesso a relatórios eletrônicos, via Internet, dos exames realizados, melhorando o processo de faturamento e conferência.
Todos os exames realizados pelo Laboratório Duarte, dentro do convênio do Ciscel com o a Secretaria Municipal de Saúde, serão pagos pela tabela SUS.

 

teste

© Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira 2018 - Todos os direitos reservados.